A candidíase é um fungo que existe naturalmente no organismo das mulheres, em pequenas quantidades, e que vive em equilíbrio com a flora vaginal.
Porém, quando o organismo está em desequilíbrio, a produção do fungo pode aumentar e causar sintomas que levam à doença. Em quase 90% dos casos, o fungo causador da alteração é o cândida albicans.
Apesar de poder ser transmitida de pessoa para pessoa durante a relação sexual, principalmente se o parceiro estiver com a imunidade debilitada, a candidíase não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), já que o fungo existe naturalmente no corpo humano.
A candidíase por repetição ocorre quando a paciente relata mais de quatro episódios da doença por ano, sendo mais comum na faixa etária de 30 a 40 anos. Apesar de todo o tratamento realizado, pode ser que, em alguns casos, novos episódios de candidíase se repitam, isso porque a recorrência da doença está muito ligada ao estilo de vida da paciente.
Ficou claro? Gostaria de fazer uma pergunta sobre o tema?
Dr. Gustavo Côrtes
Ginecologista e Obstetra • Itajaí • SC
CRM 26392 SC • RQE 22783
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico).
Compartilhe em
Post a comment